sábado, 16 de julho de 2011

Coerência das Autoridades junto às Lojas Virtuais

Por que só Rio de Janeiro?

Segundo o Jornal da Tarde, agora foi vez do COMPRA FÁCIL entrar nos eixos. A Justiça do Rio de Janeiro concedeu liminar que obriga a loja virtual a cumprir os prazos de entrega com penas de multas. O mesmo aconteceu há semanas atrás com o grupo AMERICANAS.COM que teve quase um milhão de Reais bloqueados pela justiça para pagamento de multas, além do impedimento de novas vendas durante um certo período.
Assim como no caso da Americanas.com, o site Compra Fácil também praticava a venda de produtos não presentes em estoque.

Mas parece que com o bom exemplo do Ministério Público do Rio de Janeiro sendo único, as lojas passam a praticar tais irregularidades nas outras cidades. São Paulo, por exemplo, está longe de cobrar das grandes empresas uma decência favorável ao consumidor. Haja visto o próprio CONSUMIDOR ATIVO com uma compra realizada no site SIBMARINO (aliás mesmo proprietário das Americanas.com) que esbanja os problemas citados.

O consumidor paga o produto estampado nas publicidades e obtem uma mensagem de que não há estoque e a entrega atrasará. Não suficiente o próprio e-mail padrão nem de longe considera o dinheiro de volta. Apenas um vale-trocas ou troca por outro produto. Além de não perder o lucro o cliente se vê obrigado a ir atrás de outra alternativa que poderá também sofrer atraso ou aguardar sentado a tão sonhada nova aquisição.

Milhares de reclamações públicas são apenas "toureadas" com: respostas padrão, alegações de não conseguir contato com o cliete ou ainda promessas sem qualquer prova de conclusão e ignorância das questões apresentadas.

O jeito é apenas reclamar e rezar para que autoridades de todo o Brasil assumam o exemplo do Rio de Janeiro.

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